20 março 2006

Time dos Pais - 1971

Time dos Pais (1971)
Esta foto é de agosto de 1971.Foi um jogo em homenagem ao dia dos pais.A partida foi contra um time formado por alunos do ginásio e professores.Infelizmente não tenho o nome de todos os que aparecem na foto ( se alguém reconhecer faço os comentários). O goleiro com a bola é o pai do Adílson, que estudou comigo no primário. Em pé a direita de paletó, o padre Martini. Ao seu lado com blusão do Dom Bosco, meu amigo Airton. Agachado, segundo da esquerda p/ direita, meu pai, Paulo de Moraes e o último, o sr. Valter Torrado. Lembro que foi o único jogo noturno que vi em meus tempos de Dom Bosco. Adaptaram uma iluminação para esta partida. Também não esqueço do resultado, foi 3 x 1 para o time dos pais. Não esqueço porque foi a primeira vez que vi meu pai jogar e ele marcou dois gols, um de falta e outro de pênalti. Depois disso nasceu uma grande amizade entre os pais e eles continuaram jogando por algum tempo.

11 março 2006

Padre Estanislau Lobaza

 No ginásio, tive aula de religião e educação artística com o padre Estanislau.Nesta foto, ele aparece no teatro interpretando uma das peças que eram apresentadas nas festas da escola.Nunca tive vocação para as artes, mas mesmo assim eu e meus colegas éramos "convidados" (leia-se obrigados) a participar. Quem não lembra das músicas que ensaiávamos: "Kanimambo" (kanimambo kanimamboooooo! obrigado! muchas gracias! merci bian! tudo kanimambo...). 
"Futebol" ("Futebooooool faz bem! Dá força e entretem. Com alma e com filé pregar um pontapé. Flexiona o rim, Agrada enfim. E o coice do Brasil é bem gentil! Assim! Armar e conduzir com precisão, correr! Levar rapidamente a bola a gol, Vencer! Anima e faz vibrar, a alma popular.. Jogando com vigor a luz do sol. Futebol ! ”). 
 Padre Estanislaw nasceu na Polônia em 04 de maio de 1917.Trabalhou em missões nas colônias portuguesas na África. Faleceu em 25 de novembro de 2000.Estas foram as palavras ditas na missa em sua memória:
"Feliz o Homem que encontrou a sabedoria, o Homem que alcançou o entendimento."Pr3,13
- Pela sua sabedoria foi um grande anunciador da Palavra de Deus.
- Pelo seu entendimento soube compreender a alma de quem o procurava e levá-la para Deus.
- Pela sua simpatia conquistava a todos.

07 março 2006

7ª Série B - 1976

7ª SÉRIE "B" - 1976
Esta foto foi enviada pelo meu amigo Rogério De Marco, que teve o cuidado de anotar o nome de todos os colegas da turma.Mesmo sendo da 8ª série, tive o prazer de conviver não só com esta turma, mas com todas as outras séries. Os campeonatos de futebol, jogos de pingue-pongue, pebolim, bilhar, spiribol (acho que era assim que se chamava aquele da bola amarrada em um poste) serviam para integrar todos os alunos do ginásio.Valeu Rogério !
(Dê um click na foto p/ ampliar)

01 março 2006

Sr. Luiz Stringari

Mais uma foto dos diplomandos do curso profissional do Instituto Dom Bosco, esta foto do ano de 1950.Mais uma vez o mestre das oficinas, Sr. Luiz Stringari (sentado do lado direito). Como já mencionei, na década de 70, no ginásio, tive aula de desenho técnico com o Seu Luiz.Essas aulas foram úteis para mim e me ajudaram muito na profissão de desenhista.Lembro que quando formávamos as filas para a oração da manhã, ele passava pelo pátio, seguido de seus cachorrinhos pequinês.Encontrei a foto acima em um site do Escola São José de Campinas, de 2002, quando tinha 91 anos. Segundo o Irmão Hamilton, do Dom Bosco Bom Retiro, ele ainda está lá em Campinas. Segue abaixo texto referente a esta foto:
Especializado em eletromecânica, um dos maiores mestres/técnicos de oficinas profissionalizantes que a Inspetoria Salesiana de São Paulo já teve, aqui estava nos inícios de 1954. Portanto, fez parte da primeira comunidade salesiana da escola, quando ainda internato e escola agrícola. Piedoso, firme, discreto, depois de desempenhar importantes trabalhos em várias obras, dedica-se hoje à assistência dos alunos nos recreios e cuida da horta do colégio. Sua idade: poucos 91 anos! Invejável em sua disposição! Para ele, o barulho e a organizada algazarra dos alunos nos recreios é música... o movimento das festas e eventos é vida... a presença de crianças e jovens nos ambientes do colégio é saúde... No início do ano escolar, estando com ele perto da capela, disse-me, ao contemplar o movimento da chegada dos alunos: “Que bom! Terminaram as férias... Graças a Deus, a casa está cheia de novo!”

Fonte: http://www.essj.com.br/inform-c/inform-c-mar2002/convers/conversa.htm