28 fevereiro 2006

Futebol Ex-Alunos - 1987

EX-ALUNOS 1987
Foi um dos nossos últimos jogos no futebol de campo, que hoje deu lugar ao estacionamento.Podíamos dizer que dávamos o sangue jogando, porque em cada carrinho ou tombo na areia, saíamos todo esfolados. Na foto em pé: Lau, Newton, João Paulo, Dárcio, Plínio, Foguinho, Jorge e Átila. Agachados: Valdir, Paulinho, Reinaldo, Celso, Sérgio e Ronaldo. Não tenho certeza do resultado deste jogo, mas pela escalação, a nata do futebol salesiano reunida, o resultado só podia ser goleada deste time.

Time dos Professores - 1974

TIME DOS PROFESSORES
Em Jandira, 1974.Não lembro do nome de alguns (?), quem souber pode acrescentar nos comentários.Em pé Valdir, Medina, (?) , Teruo e Padre Rosalvino. Agachados: Armênio, (?), (?), Valdir(Mudinho),Lázaro. O Padre Rosalvino na zaga fazia muito estrago. Jogava pesado. O professor Valdir era o maestro do time. Ai em Jandira eu não sei, mas no nosso campo de areia no Bom Retiro, ele conhecia todos os espaços.Esta foto também é de 1974.

Expresso Jandira - 1974

EXPRESSO JANDIRA
Os passeios a Jandira, onde os salesianos tinham uma enorme área, com lago e campo de futebol.Além da diversão, também tínhamos os retiros.Nesta foto, o trem parando na estação de Jandira.O professor de matemática Teruo, Rafi e o professor das oficinas Milton, na porta do trem. Esta foto é de maio de 1974.

27 fevereiro 2006

Formatura - 1948

DAS ANTIGAS - FORMATURA 1948
Esta é uma das fotos mais antigas, e quem aparece nela? O Sr. Luiz Stringari (é o penúltimo sentado), mestre das oficinas.Tive aulas de desenho técnico com ele no ginásio, em 1973.Segundo me informaram no Dom Bosco, ele está em uma instituição salesiana no interior de São Paulo.Muito lúcido apesar da idade avançada.O padre Eduardo Lellis está na foto.Foi muito popular no Bom Retiro.O paraninfo desta turma foi o engenheiro José Ermírio de Morais.

Correio Paulistano - 12 de agosto de 1948


ENTREGA DE DIPLOMAS PROFISSIONAIS DO INSTITUTO DOM BOSCO

O Instituto Profissional Dom Bosco, instalado à Praça Cel. Fernando Prestes,233 e dirigido pela Congregação Salesiana, realiza hoje a festa de distribuição de prêmios e entrega de diplomas.
O programa será iniciado às 8 horas, com recepção ao dr. José Ermírio de Morais, paraninfo, seguindo-se missa solene, de comunhão dos diplomandos e demais alunos do Curso Profissional
Às 12 horas será oferecido um almoço pela diretoria do Instituto ao Dr. Ermírio de Morais, aos diplomandos, antigos paraninfos e convidados especiais.
Às 20 horas terá lugar a cerimônia de formatura, falando o padre João Resende Costa, inspetor salesiano do Sul do Brasil. Fará a apresentação do paraninfo sr. Miguel Helou. Em seguida serão distribuídos os diplomas.
O dr. Ermírio de Morais, como paraninfo fará a oração própria do ato.
Haverá ainda entrega de prêmios.
A cerimônia será encerrada com uma parte artística.
Fonte: "Correio Paulistano" 12/08/1948

4ª Série - 1972

MINHA TURMA DA 4ªSÉRIE (1972)
Estou na primeira fila, na carteira da esquerda.Acho que lembro o nome ou apelido de todos:Paulo(eu), Paulinho Guilherme, Fernando, Marco, Paulo Sérgio, Stravos, Marcos, Panagiotys, Juan, Plínio, Everaldo, Carlos Amorim, Sidney, Sanjin, Adilson, Elias, Antonio Carlos, Demétrios, Emílio, Boninni,Sung e a Professora Deusdedith.
Foi neste ano (1972) que estreamos as salas de aula novas.Gostava muito da professora Deusdedit, que morava quase ao lado do Dom Bosco.Infelizmente ela faleceu há alguns anos.

Em Obras

EM CONSTRUÇÃO
Nesta foto o prédio novo ainda está em construção, sua inauguração foi em 31 de janeiro de 1972, com missa celebrada por Dom Paulo Evaristo Arns.

Instituto Dom Bosco - Anos 60

INSTITUTO DOM BOSCO BOM RETIRO
Esta foto é do fim da década de 60.Quando entrei no Dom Bosco, cursei quase todo o primário neste prédio antigo, da portaria.Na quarta série (1972) mudamos para o prédio novo.Lembro que havia um quarto logo na entrada (as janelas da fachada).Era onde morava um padre bem velhinho, o Padre Martins e sua irmã D. Irene.Ele não podia andar e ficava sentado em uma cadeira na calçada, observando a entrada e saída das crianças.Sorria para elas e as vezes distribuia balas.